quinta-feira, 1 de março de 2012

Futuros Amantes - Chico Buarque - intertexto - amor é assim




Futuros Amantes (Chico Buarque)

Não se afobe, não
Que nada é pra já
O amor não tem pressa
Ele pode esperar em silêncio
Num fundo de armário
Na posta-restante
Milênios, milênios
No ar
E quem sabe, então
O Rio será
Alguma cidade submersa
Os escafandristas virão
Explorar sua casa
Seu quarto, suas coisas
Sua alma, desvãos
Sábios em vão
Tentarão decifrar
O eco de antigas palavras
Fragmentos de cartas, poemas
Mentiras, retratos
Vestígios de estranha civilização
Não se afobe, não
Que nada é pra já
Amores serão sempre amáveis
Futuros amantes, quiçá
Se amarão sem saber
Com o amor que eu um dia
Deixei pra você

-------------------------------------------------------------------------------------
amor é assim

concordo chico
amor é assim
não tem hora
nem tempo
de acontecer...

pode ficar guardado
num canto do armário
das recordações...

pode até estar
dentro do peito
espiando um jeito
de aparecer...

pode até quem sabe
chegar de mansinho
bem devagarinho
sem ninguém saber...

ou quem sabe um dia
se perca e se ache
se expresse
se apresse
em ser e viver...

4 comentários:

Giuliano disse...

L'AMORE è così....è splendida anche la sola parola "TUTTO L'UNIVERSO OBBEDISCE ALL'AMORE" utopia?

ruma disse...

Hello, vera luiza vaz.

  Awe inspiring your works...
  It lets me feel warmth with the humanity.

  Thank you for your usual visit and heart.
  The prayer for all peace.

Have a good weekend. From Japan, ruma ❃

vera luiza vaz disse...

Dear Ruma, your coming to this space of poetry and friendship is always a pleasure for me!
You bring happiness to my heart!
I thank you, my friend, for the gentleness of your words!
Love from Brazil!

vera luiza vaz disse...

Giuliano, tuas palavras inspiradas em teu comentário, como sempre, aliás, me deram "combustível" para um poema...(risos...)
Meu coração fica feliz, porque este espaço de poesia me traz a presença de um leitor/amigo tão gentil!
E minha compreensão do idioma italiano está ficando muitíssimo melhor...
Obrigada por tudo e volta sempre!
Abraço!